Noroeste


Qualidade de vida e alto padrão na Capital Federal   

     

O Projeto original do bairro contempla 20 Quadras residenciais, 05 Entrequadras comerciais, 27 Quadras comerciais regionais e institucionais em seus 821 Hectares, delimitado pelo Parque da Água Mineral, avenida W6 Norte e Setor Militar Urbano. Sua área de habitação será em 313 hectares (28% da área total).

Serão 220 edíficios residenciais, 198 edíficios comerciais em quadras regionais e institucionais, onde sua população está estimada em 40.000 habitantes. E seus prédios foram erguidos de forma ambientalmente correta são prédios ecológicos com reaproveitamento da água da chuva, reciclagem, aquecimento natural de água, redução de uso do chuveiro elétrico, máximo de aproveitamento de luz natural, por meio de pele de vidro utilização de ventilação natural, utilização de materiais recicláveis, gás natural em seu padrão de construção elevado.

Já nas quadras, terão ruas largas, serguras e transporte público em todas as vias do novo setor; vias exclusivas para ônibus, carros de passeio, ciclistas e pedestres, amplos estacionamentos, ciclovias, pistas de cooper, muito verde, jardins e o Parque Burle Marx.

 

Características dos edifícios

 

Edíficios comerciais

  • 2 Pavimentos;
  • Térreo com lojas;
  • Garagem subterrânea (todos deverão ter);
  • Não haverá loja em subsolo;
  • As lojas terão pé-direito de 5,5 metros;
  • Todas as lojas são visíveis, não existem lojas de fundo.

     

Edificios residenciais

  • Cobertura;
  • 6 Pavimentos de apartamentos;
  • Pilotis;
  • Garagem subterrânea.

 

Sobre o Parque Ecológico

 

Nome: Parque Ecológico e Vivencial Burle Marx

 

  • Área Total: 280 hectares.
  • Acesso Principal: Via de Ligação EA/W5 Norte
  • PASSE-PAR-TOUR
  • Portal de Entrada: Praça das Sombras
  • Eixo de Circulação Principal:  Eixo longitudinal
  • O parque será composto por oásis

 

Os Oásis

 

São cinco, localizados ao longo do Eixo Longitudinal. Definidos por molduras, que separam o ambiente criado da parte externa do parque. Terá seus Portais: próximos à Asa Norte e ao Setor Habitacional Noroeste, prevê-se a implantação de portais com equipamentos públicos comunitários, voltados ao uso da população como estacionamento, guarita, espaço da criança, quadras esportivas, instalações sanitárias, lanchonete e bar.

Os portais localizados junto ao Noroeste constituem pontos de convívio de vizinhança alinhados com os eixos comerciais. Serão cinco portais localizados pelo lado do Setor Noroeste e três pelo lado da Asa Norte.

 

Segunda porção do parque

 

Área de preservação ambiental: no extremo do eixo longitudinal localizado a segunda porção do Parque Burle Marx, voltada à preservação ambiental. Nessa área encontra-se a pedra fundamental de criação do parque, que será mantida e valorizada.

 

Primeiro Oásis

 

Localizado entre a Praça das Sombras e o espaço Viva o Povo Brasileiro. Seu uso e tema serão oportunamente definidos pelo Governo do Distrito Federal.

Espaço Indígena: localizado após o primeiro oásis. O espaço reverencia a história e a cultura dos primeiros habitantes do Brasil.

 

Segundo Oásis

 

É o maior do parque. Abriga o Espaço Viva o Povo Brasileiro, que se articula aos caminhamentos que unirão a Asa Norte com o futuro Setor Noroeste. Neste espaço haverá a maquete do Brasil – palco para realização de eventos e espetáculos. A maquete é banhada por um espelho de água representa o Oceano Atlântico, sobre o qual pousa o Bar da Rosa dos Ventos.

A acomodação do terreno se dá com a implantação de escadarias laterais, com amplos patamares que formam o Anfiteatro Brasil projetado para promover a divulgação da diversidade socioambiental brasileira. O segundo oásis também terá os Quatro Cantos do Brasil – espaços localizados nos vértices do quadrilátero, com cobertura semiaberta onde distribuem-se auditórios com palco para manifestações culturais.

Nos espaços intermediários dos Quatro Cantos do Brasil estão as Aldeias Regionais -  restaurantes de culinária típica, lanchonetes, sanitários e áreas comerciais voltadas à venda de produtos de artesanato das diversas regiões do Brasil.

 

Terceiro Oásis

 

Localizado após o espaço Viva o Povo Brasileiro. Terá características semelhantes ao primeiro oásis.

 

Quarto Oásis

 

Abriga dois espaços:

  • Um para expor a vida e obra do pintor, ceramista e tapeceiro Francisco de Paula Coimbra Brennand;
  • E o espaço Krajcberg, dedicado ao pintor, escultor, gravador e fotografo Frans Krajcberg.

 

Quinto Oásis

 

Abriga o Jardim Botânico Burle Marx, que celebra a vida e obra do paisagista Burle Marx. No pátio central desta moldura prevê-se um jardim utilizando espécies características do cerrado compondo uma obra de arte em forma de tapeçaria.

 

Museu vivo do cerrado

 

Localizado ao lado do Jardim Botânico Burle Marx, esse museu é um grande círculo composto por viveiros e jardins que contém vegetação do cerrado e um espaço que conterá o Centro Educacional Ambiental.

Apartamento à venda